quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Programa UCA - Justificando à comunidade da Escola do Rosário

Vontade os Professores e a direção tem para colocar em funcionamento o Programa UCA do Governo Federal, mas falta o cumprimento da parte que cabe ao Governo do Estado, que é a estrutura física, ou seja, os armários para o armazenamento e recarregamento dos UKINHAS (Net Book's Educacionais) e também o Curso de Formação dos Professores que foi interrompido em janeiro deste ano (2011). Há mais de ano que esta escola luta inquietamente, principalmente, pelos ARMÁRIOS, visto que os LAP  TOP's estão armazenados em banheiros da escola.

Vejam algumas fotos de como a escola está recarregando 30 dos 800 UKINHAS adquiridos:


Vejam a quantidade de fios e os UKINHAS em cima do vaso sanitário 

Os curtos circuitos são constantes e a escola corre o risco de incêndio 




quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Aula de campo nas ITACOATIARAS DO INGÁ - PB

Em Setembro de 2011, a EEEFM Nossa Senhora do Rosário organizou uma programação com aulas de campo para os alunos dos turnos manhã e tarde, nas ITACOATIARAS DO INGÁ (pedras do Ingá-PB). Com isso os alunos tiveram uma brilhante aula ministrada por Dennis Mota ( Pesquisador e Guia de Turismo) e posteriormente elaboraram um relatório. Vejam algumas fotos:
O município do Ingá é famoso pela pedra de 24 metros de largura por 3 metros de altura contendo inscrições rupestres talhadas antes da chegada dos europeus. Há várias figuras representando animais, frutas, humanos e constelações. Essa pedra também é chamada de Pedra Lavrada ou Itacoatiaras (pedras riscadas em Tupi). Na região há outros indícios arqueológicos também. É um dos sítios arqueológicos do Nordeste de maior importância histórica e científica, sendo que suas inscrições até hoje não foram decifradas. Sua origem é desconhecida, mas há quem acredite que foram talhadas por indígenas, fenícios ou outros povos antigos. Objeto de estudo de cientistas nacionais e internacionais, é divulgada em vários países. Uma outra curiosidade é que uma das pedras emite sons metálicos parecidos com um sino, apesar de não ser oca. As Itacoatiaras de Ingá são tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), desde 29 de maio de 1944.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 
 
 
 


Postado por: Ilton Bruno