Emerson Dickson (Professor de Língua Portuguesa)
Colaboradores:
Alunos do PIBID Curso de Letras da UFCG
Alunos do Curso de Letras da UEPB
Ano letivo: 2016
A
proposta a ser desenvolvida pela disciplina de Língua Portuguesa com as turmas
de 8º ano “E” e “F” do turno Vespertino partiu da adoção do tema Direitos
Humanos relacionado com a produção textual de gêneros textuais ligados às
mídias jornalísticas escritas.
A
princípio, estudou-se o gênero textual crônica e suas características.
Procurou-se sempre ressaltar o caráter cotidiano dominante nas temáticas
abordadas pelo gênero e o fato de isso estar relacionado com o meio de
veiculação adotado pelo mesmo: o jornal.
Desenvolvemos parte do projeto em
parceria com bolsistas do programa PIBID da UFCG e juntos buscamos expor os
alunos ao contato com diversos textos do gênero crônica. Com isso pretendíamos
fazer com que os estudantes verificassem as características intrínsecas à
crônica apesar das diferentes maneiras como ela se mostra dependendo da autoria
e de sua proposta.
Em seguida os alunos foram
desafiados a escrever suas próprias crônicas. A ideia era que eles se baseassem
em um fato de sua própria vida (seu cotidiano) para desenvolver um texto de
caráter narrativo/reflexivo. Os estudantes produziram uma primeira versão que
foi corrigida e, a partir de apontamentos feitos nessa correção, eles
reescreveram seus textos numa segunda e final versão.
A segunda etapa do projeto contou
com uma parceria entre professor e estagiárias do curso de Letras da Universidade
Estadual da Paraíba. As universitárias adotaram a proposta da escola e a partir
da mesma desenvolveram sua atuação para o cumprimento do estágio obrigatório de
seu curso superior. Para essa fase adotamos o gênero notícia jornalística
mantendo assim o vínculo com o tipo de texto trabalhado anteriormente.
Os alunos ao longo das aulas viram
exemplos de notícias jornalísticas e as características que norteiam tal texto,
bem como suas partes fundamentais e como elas se articulam. Foi trabalhado o
tipo de verbo usado nas manchetes de jornal e o peso que tal classe gramatical
possui nesta parte do texto. Os alunos também viram que o texto jornalístico é
predominantemente denotativo em sua linguagem, diferente da crônica, vista
anteriormente, que, por ter caráter literário, possui uma linguagem
predominantemente conotativa.
Aulas
com estagiárias da UEPB sobre texto jornalístico: notícia e entrevista.
Como
desafio produtivo, buscamos a produção de um jornal feito pelos próprios
alunos. Na turma de 8º "E" os alunos redigiram notícias vinculadas a realidade da
própria escola (ocorrências de desvio disciplinar, eventos da escola, etc). Já
ao 8º "E" permitiu-se a produção de notícias vinculadas a realidade dos lugares
onde moram (ocorrências policiais, utilidade pública, esportes...).
Em
ambas as turmas houve a produção de uma entrevista com uma palestrante convidada
pela escola. A jornalista Laisa Grisi
expôs aos alunos um pouco de sua realidade profissional. Com tal palestra,
buscou-se tanto exibir um pouco do trabalho da profissional como aproximar os
alunos do indivíduo Laisa Grisi, mostrando-a como entre humano e próximo deles
por ser parte da cidade onde habitam. Em aula anterior, os alunos redigiram as perguntas
a serem feitas à entrevistada, esta as respondeu ao longo de sua exposição.
Palestra
com a jornalista Laisa Grisi da Tv Paraíba
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Foram
impressos exemplares dos jornais das duas turmas, entregando-se uma cópia para
cada aluno e outras tantas foram distribuídas entre visitantes durante a
amostra pedagógica realizada como culminância dos projetos desenvolvidos ao
longo do ano na escola. Nesta amostra a turma do 8º ano “E” criou uma série de
cartazes com manchetes e fotos de jornais e revistas que evidenciassem os
direitos humanos, linkando assim o gênero de texto trabalhado e o tema geral
escolhido para direcionar os projetos da escola.
Vejam algumas partes do Jornal produzido pelos alunos
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