ESCOLA ABERTA

As inscrições para participar das atividades oferecidas (oficinas) podem ser realizadas na escola com o Professor Ilton.


Responsáveis pelo funcionamento do PEA na Escola do Rosário - 2014

Professor Comunitário: Ilton Bruno

Oficina/Oficineiro(a)



A EEEF Nossa Senhora do Rosário, Campina Grande/PB está inserida no Programa Escola Aberta - PEA. Mais detalhes a seguir...

O que é?
É um Programa do Governo Federal em parceria com o Governo Estadual que incentiva e apóia a abertura das escolas nos finais de semana proporcionando o desenvolvimento de diversas oficinas com intuito de fortalecer a convivência comunitária, evidenciar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, além de contribuir para valorizar o território e os sentimentos de identidade e pertencimento. Para o desenvolvimento desta ação, serão destinados recursos de custeio e capital proporcionais aos estudantes declarados no Educacenso, destinado ao ressarcimento de oficineiros voluntários e aquisição de materiais para o desenvolvimento das oficinas.

Dias de realização:
Serão realizados nos sábados (manhã e tarde)

Objetivos:
Contribuir para a melhoria da qualidade da educação, da inclusão social e da construção de uma cultura de paz mediante ampliação de atividades oferecidas aos estudantes e à comunidade, aos finais de semana.

Quem é:
- O Professor Comunitário?
É um professor prestador de serviço e/ou efetivo de disciplina com disponibilidade para ampliar a carga horária, para ficar com a função de abrir a escola aos sábados. Atua em parceria com o Diretor Escolar e do Presidente do Conselho Escola, tendo por função principal integrar as ações, que acontecem na escola nos finais de semana, ao cotidiano escolar e este às atividades comunitárias.

O professor comunitário deve planejar e acompanhar as atividades, monitorar e avaliar as atividades desenvolvidas, divulgar o programa na comunidade e articular com os possíveis parceiros do PEA.

O professor comunitário deve ter capacidade de liderança; ser criativo e comunicativo; ser solidário e ter iniciativa; apresentar postura crítico-reflexiva-propositiva; ter espírito de trabalho grupo; ser responsável e disciplinado no desenvolvimento das atividades; ter conhecimento compatível com suas atribuições; conhecer as rotinas escolares; ter noções de atividades educacionais e bom relacionamento com a comunidade escolar.

Suas principais atribuições:
  • Selecionar junto a comunidade escolar os oficineiros do PEA, dando prioridade aos talentos da própria comunidade e em respeito ao PPP da escola;
  • Promover reuniões com a comunidade escolar e oficineiros para apresentar o funcionamento do PEA;
  • Apresentar a direção da escola e ao supervisor do PEA, relatório mensal das atividades dos oficineiros;
  • Oferecer suporte pedagógico aos oficineiros e avaliar o seu trabalho;
  • Comunicar a gestão escolar quando da necessidade da troca de oficineiro;
  • Promover atividades educativas que envolvam a comunidade escolar (palestras, cinema na escola, entre outros) na escola;
  • Assinar a folha de frequência do oficineiro do PEA, devidamente preenchida;
  • Acompanhar a frequência das atividades, intervir quanto a evasão;
  • Conversar com os participantes para verificar o nível de receptividade e escolha de outras atividades;
  • Promover feiras, festivais e mostras culturais, onde a venda de produtos das oficinas tenham os seus recursos decididos pela comunidade escolar;
  • Zelar pelo ambiente educacional, inclusive com a escolha de atividades que não denigram a instituição e não desobedeçam o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.

- O Educador Social (Oficineiro)?
De preferência talento da comunidade mediante comprovação de habilidade. É de competência desse colaborador voluntário:
  • Desenvolver as atividades aos sábados, com uma turma de no mínimo 15 (quinze) participantes (alunos e pessoas da comunidade);
  • Controlar a frequência e participação dos cursistas;
  • Elaborar relatório mensal das atividades realizadas;
  • Encaminhar as folhas de frequência mensal dos alunos para o professor comunitário;
  • Informar ao professor comunitário do PEA - Programa Escola Aberta a ausência de alunos faltosos (a partir de três faltas) para serem tomadas as devidas providências;
  • Participar das capacitações ofertadas pela coordenação do programa ou pela coordenação das GRE's;
  • Zelar pela funcionalidade do Programa e integridade dos alunos durante a execução do mesmo.

- Como são escolhidos os Educadores Sociais (Monitores)?
Obedecendo os seguintes critérios:
  • Ser talento da comunidade e/ou comunidade vizinha, comprovando habilitação da atividade desejada;
  • Aceitar executar as atividades no regime de trabalho voluntários, recebendo uma ajuda de transporte e alimentação, do Conselho escolar;
  • Ter disponibilidade de horário para ministrar a atividade do PEA, aos sábados;
  • Apresentar declaração de inexistência de vínculo parental, com a direção escolar e professor comunitário da unidade educacional que executará a atividade;
  • Apresentar declaração, comprovando não ter vínculo funcional com a escola, bem como, Gerência Regional de Ensino. 
Observação:
Cada escola será monitorada por um supervisor indicado pela SEE/GRE com, no mínimo, uma visita por mês em cada escola, e receberá do Conselho Escolar o ressarcimento de ajuda de transporte e alimentação, conforme Resolução FRNDE nº 34/2013.

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