sexta-feira, 20 de maio de 2016

Oficinas do "Mais Educação" a todo vapor na Escola do Rosário

Alunos da  EEEF Nossa Senhora do Rosário tendo oportunidades únicas nas oficinas do Programa Mais Educação (Português e Matemática; Rádio Escolar;  Iniciação Musical de Instrumentos de Cordas (Violão/cavaquinho);  Judô  e  Xadrez Tradicional)

Vejam mais detalhes a seguir...

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
 - Português e Matemática
Desenvolvimento de atitudes e práticas que favoreçam a constituição de leitores assíduos a partir de procedimentos didáticos criativos, seduzindo os estudantes às diferentes possibilidades de leitura e de criação de textos. Incentivo à leitura de obras que permitam aos estudantes encontros com diferentes gêneros literários e de escrita, especialmente no que se refere ao ler para apreciar/fruir, conhecer e criar.
 Potencialização de aprendizagens matemáticas significativas por meio de resoluções de problemas, mobilizando os recursos cognitivos dos estudantes.  

COMUNICAÇÃO, USO DE MÍDIAS E CULTURA DIGITAL E TECNOLÓGICA
 - Rádio Escolar
 Essa atividade tem o propósito de trazer para o universo do estudante temas de direitos humanos e promoção da saúde por meio de projeto de rádio escolar, permitindo o acesso e a difusão de informação sobre direitos e liberdades fundamentais, estimulando práticas de respeito às diferenças, assim como campanhas nas quais os estudantes se engajam para promoção da saúde na escola e na comunidade, além da prevenção de doenças e agravos.

CULTURA, ARTES E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL
 - Iniciação Musical de Instrumentos de Cordas (Violão/cavaquinho)
Desenvolvimento dos elementos técnico-musicais, bem como, do trabalho em grupo, da cooperação, do respeito mútuo, da solidariedade, do senso crítico e da autonomia. Pode-se utilizar a percussão corporal, os jogos musicais e as dinâmicas de grupo como ferramentas do processo de ensino aprendizagem musical. Construção de instrumentos musicais alternativos. Execução, apreciação e criação musical. Repertório com peças de variados estilos e gêneros musicais. Valorização da cultura brasileira e das culturas regionais. 

ESPORTE E LAZER
 - Judô 
Estímulo à prática e vivência das manifestações corporais relacionadas às lutas e suas variações, como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes. Acesso aos processos históricos das lutas e suas relações às questões histórico-culturais, origens e evolução, assim como o valor contemporâneo destas manifestações para o homem. Incentivo ao uso e valorização dos preceitos morais, éticos e estéticos trabalhados pelas lutas. 

 - Xadrez Tradicional
É um esporte, também considerado uma arte e uma ciência. Pode ser classificado como um jogo de tabuleiro de natureza recreativa ou competitiva para dois jogadores, sendo também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional
O xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, sendo praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubesescolas, etc. 

Fontes:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez
http://portal.mec.gov.br/programa-mais-educacao/apresentacao?id=16689
http://educacaointegral.org.br/wp-content/uploads/2013/11/manual_operacional_de_educacao_integral_2014.pdf


FOTOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário