sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Palestra: Obesidade Infantil

Como uma das ações realizadas no projeto sobre alimentação saudável, desenvolvido pela professora Gilma Catão (Geografia), uma equipe do curso de Medicina da FCM proferiu uma palestra com o tema "obesidade infantil" para os alunos dos 9º anos da EEEF Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande/PB.
Para prevenir e combater a obesidade, foram destacadas algumas mudanças de hábitos, como uma alimentação saudável (contendo frutas, verduras, etc) com menos gorduras trans, exercícios físicos (práticas esportivas, caminhadas, etc), dentre outras.   

Por Ilton Bruno e Pollyana Rodrigues

Confiram a matéria publicada no site da Facisa/FCM

Palestra sobre obesidade inicia atividades para o Dia de Responsabilidade Social
Ascom | 19 de setembro de 2013, às 19:15

2
Por Nelsina Vitorino
Iniciando as atividades para marcar o Dia da Responsabilidade Social, acadêmicas do 8º período do curso de Medicina da FCM ministram uma palestra sobre “Obesidade na Infância”, na Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, localizada no bairro da Prata.
A obesidade é considerada um problema de saúde pública que acomete 15% das crianças e 8% dos adolescentes. Trata-se de uma problemática atual, que implica na questão do mau hábito alimentar, com a inclusão de mais alimentos calóricos e menos nutritivos no cardápio.
As alunas de Medicina expuseram que precisamos fazer entre 5 e 6 refeições por dia, com os lanches entre as refeições principais, e incluir as frutas, verduras e legumes na rotina alimentar, além da prática de atividades físicas. “A mudança comportamental é o primeiro passo para evitar a obesidade”, disse Isabel Amorim.
Os estudantes com faixa etária entre 13 e 15 anos ficaram atentos as orientações passadas e entusiasmados participaram com questionamentos, pois demonstraram-se cientes do assunto. “Não comia frutas, mas sabendo dos benefícios que elas podem me proporcionar já inclui na minha alimentação. Quero melhorar para um futuro mais saudável!”, disse a aluna Warlla Roana que também participa do projeto de reeducação alimentar desenvolvido pela professora da escola Gitana Catão.
Para a adolescente Sara Berto o assunto abordado foi muito interessante. “Existe um índice alto de jovens obesos e todas essas informações servem de orientação para uma boa conduta alimentar”, destacou.
3A professora Pollyana Rodrigues achou interessante o alerta dado, pois o consumo das “besteiras calóricas” acontecem de forma involuntária. “Eles não percebem o mau que estão fazendo a saúde e que essa escolha implica em conseqüências sérias no futuro”, disse.
As palestras buscam informar e promover a saúde, possibilitando, também, aos alunos aplicarem os conhecimentos teóricos à prática. Na ocasião, foram distribuídas cartilhas educativas, com uma linguagem acessível, acerca das temáticas abordadas e garrafinhas ecológicas, incentivando o consumo de água durante todo o dia.
A programação do Dia da Responsabilidade Social encerra no próximo sábado, dia 21, com ações envolvendo vários cursos da Facisa e FCM.

Acesse a matéria no site da instituição clicando aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário