quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Programa Primeiros Saberes da Infância

Quanto ao conteúdo lucro ou prejuízo a professora questionou cada aluno do que eles entendiam sobre lucro e prejuízo.

As respostas dos alunos é que lucro é muito dinheiro e prejuízo também era dinheiro.

Então pedimos que eles resolvessem uma lista de problemas, todas com a seguinte pergunta: "teve lucro ou prejuízo"? Mesmo assim observamos que os alunos não tinham chegado ao conceito do que era lucro ou prejuízo. Dainte dessa dificuldade resolvemos partir para uma atividade prática, já que o projeto que estamos trabalhando é cultura, resolvemos fazer uma feira de comidas típicas, partimos para a compra e venda de produtos, daí organizamos a feira no rol da escola com a ajuda da diretora Evelane e a auxiliar de serviço.

A feira aconteceu com bastante entusiasmo das crianças e muita responsabilidade com o troco e também na prestação de contas por cada grupo.

Os grupos eram formados por cinco crianças onde cada uma delas tinha sua função.

Após o término da feira houve a prestação de contas por cada grupo e a partir desse momento a professora fez um quadro demonstrativo de quanto custou cada comida, quanto havia sido vendido e quanto havia ficado sem vender e a partir desse momento elaboramos uma situação problema e pedimos que cada criança elaborasse uma situação problema e pedimos que cada crinaça elaborasse também outro problema de acordo com o que seu grupo vendeu, desta forma as crianças chegaram ao conceito do que era lucro ou prejuízo.

2 comentários:

  1. Adorei a ideia de educação de forma prática e criativa, onde os educandos podem desenvolver suas habilidades e competências com autonomia.Vou procurar seguir esta linha de educação para todos. Parabéns para a Escola E.E.E.F.M.Nossa Senhora do Rosário!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo belo trabalho! Esse programa dos Primeiros Saberes da Infância, veio favorever a aprendizagem dos nossos alunos levando-os da teoria a prática, através dos trabalhos desenvolvidos por eles, tanto nas arte, quanto nas outras disciplinas, onde nós profesores temos a possibilidade de leva-los a desenvolver suas atividades brincando ligando a teoria e a prática, com muita sabedoria, isso é muito gratificante para nós professores, sou pofessora de História da E.N.E.E.F.M Anísio Pereira Borges, na cidade de Santa Rita, atualmente estou na coordenação do programa, confesso que estou muito entusiasmada com o sucesso do mesmo.

    ResponderExcluir